quarta-feira, 2 de maio de 2012

Show Arkona Clash Club 28/04


Numa noite de fria e com uma garoa chata os Russos do Arkona desfilaram seu folk metal brilhantemente na clash!

(Texto: Rodrigo Oliveira/ Fotos: Daniele Schuldiner)


Já com 10 anos de carreira, O Arkona vem se mostrando um nome de peso dentre as bandas de Folk Metal e resolveu finalmente fazer uma turnê sulamericana
o Koma foi conferir a apresentaçāo do dia 28/04 na Clash Club!

A Platéia ja se mostrava muito ansiosa mesmo com tudo funcionando em seus devidos horários, o próprio flautista da banda subiu ao palco pra verificar a passagem de som, o que só aumentou a ansiedade dos presentes! Entāo, pontualmente as 9 da noite a banda sobe ao palco ao som de uma introduçāo, e a primeira música a ser tocada é Arkaim (uma bela escolha pra começar)



A Primeira coisa a se notar é a presença de palco da vocalista (Masha "Scream"Arhipova), ela nāo parava um segundo, o tempo todo pulando, agitando, fazendo careta, agradecendo e até correndo em cima do palco ( o que convenhamos, é meio complicado no palco da Clash Club). Só por isso, ela ja ganhou mil pontos no meu conceito, e ganhou mais mil pela técnica do vocal. Vocal muito poderoso, nas partes dos guturais ela canta longe do microfone e mesmo assim a potência da sua voz nāo diminui, muitos marmanjos ficaram boquiabertos, eu fui um desses.


Após Arkaim, segue uma música menos pesada e um pouco mais "festeira", daquelas de bater canecas no  bar mesmo, ela se chama Ot Serdca K Nebu (agora entendo pq ninguém gritava os nomes das músicas). Essa iníciou uma sequência de músicas desse tipo, entre elas um dos pontos altos do show "Goi Rode,Goi!" e em seguida continuando a sessāo pogante "Leshiy", "Slovo" e "Pamiat"  todas essas seguidas, fazendo a galera entrar num bate cabeça dançante



Em seguida a belíssima "Slavsyia Rus" foi tocada para dar um fôlego pra platéia, nessa música novamente a vocalista nos impressiona com a versatilidade de sua voz, entāo eis que vem uma das mais esperadas da noite,  "Zakliatie", ótima música, depois de passarmos muitas canções sem conseguir cantar junto, nós finalmente nos deparamos com um refrāo muito simples, vou contar uma coisa pra vocês, é bem complicado curtir um show em russo


Aliás, um fato interessante de ser frisado é que, durante as poucas breves pausas entre uma música e outra, Masha tenta se comunicar com o público, mas como seu inglês tem um sotaque MUUUUUIIITO forte, pouquíssimas vezes ela era entendida de fato, ela mesmo disse "So Sorry, My english very very bad!" mas ninguém deixava de entender quando ela bangueava e pedia palmas! O Flautista (Vladmir "Volk") e o guitarra (Sergei "Lazar") tentavam acompanhar a agitaçāo de Masha! Mas ela tava num brisa acima, eu pessoalmente num vi ninguém curtindo o show mais do que ela! (Nāo é atoa que a maioria das fotos aqui, sāo dela)

O Flautista (Vladmir "Volk") foi o cara que mais solou nesse show, claro, pois dificilmente nesse estilo de música tem solos de guitarra, mas o guita (Sergei) nāo decepcionou, muitas músicas tinham uma pegada death metal , "Marena" por exemplo ou até no começo da "Arkaim" , e Sergei mostrou ter uma palhetada rápida pra fazer isso, um pouco mais de peso num ia machucar ninguém, porém a execuçāo foi impecável! Eu que nunca tinha ouvido boa parte das músicas do setlist, fiquei impressionado com a criatividade do baterista (Vlad "Artist"Sokolov) , adora trocar caixas por tons e vice-versa, troca o que seriam "pratadas" óbvias por mini-viradas, a criatividade dele chegava a mudar levadas durante os refrões de certas músicas.
O único que não mostrou muita animação foi o baixista (Ruslan "Kniaz"), ele tava bem quietinho no canto dele, mas estava com uma fluência incrível, muito peso na mão, estava impecável!
O ponto mais alto do show foi "Stenka na Stenku" aonde Masha chamou um Wall of death, que o embate resultou em um grande bate cabeça, que se repetiu até a última música, "Kupala i Kostroma"  ÓTIMA escolha pra terminar!



Uma coisa interessante de se comentar, você já deve ter notado pelas fotos acima que a vocalista está usando uma pele de lobo!! Mas tava um calor da porra lá dentro da clash e essa mina num parava agitar, eu pensei que ela fosse soltar essa pele ae (que provavelmente, ela mesmo caçou) na quinta música no máximo, mas não, ela agitou com a pele no pescoço até o fim do show E AGITOU MUITO!!
E assim foi, Arkona fez uma apresentação impressionante para os poucos previlegiados que foram a Clash, a banda pareceu tão feliz quanto o público, então provavelmente voltarão! Se você não foi, dá próxima vez VÁ! Você não irá se arrepender!


Setlist
1. Arkaim
2. Ot serdca k nebu
3. Goi, Rode, Goi!
4. Leshiy
5. Slovo
6. Pamiat
7. Slavsya Rus
8. Zakliatie
9. Katitsja Kolo
10.Kolomiyka
11.Marena
12.Po syroi zemle
13.Kupalets
14.Stenka na Stenku
15.Solntsevorot
16.Maslenitsa
17.Yarilo
18.Kupala i Kostroma

Nenhum comentário:

Postar um comentário